Entrevista: Amelia para Hunger TV (2012)

MANTENHA-SE EM MOVIMENTO

Desde o seu cover de The Smiths da música “Please, Please , Please Let Me Get What I Want”  trilha sonora da Campanha Natalina de John Lewis (Morrissey descreveu como “delicioso”) , os suaves tons de Amelia Warner tem sido difíceis de segurar. Sob o apelido Slow Moving Millie, no ano passado, a nascida em Liverpool de 29 anos de idade, lançou um álbum de sucessos dos anos 80 , chamado ‘Renditions’. De Bananarama para Yazoo , Amelia trouxe de volta músicas reimaginadas como baladas melancólicas . Ela está atualmente trabalhando em um novo álbum , que revela um pouco mais de sua própria composição e narrativas de Rufus Wainwright, através dos filmes de Tim Burton e trilhas sonoras de filmes orquestrais – um aceno para a encarnação anterior de Amelia como atriz. Ela construiu uma carreira de sucesso com papéis em Lorna Doone , Mansfield Park , o drama super sensual Quills e o thriller de ficção científica Aeon Flux, mas falou abertamente sobre sua luta para estabelecer sua identidade criativa como atriz. Atualmente, ela dedica seu tempo à música. The Hunger falou com Amelia sobre o lançamento de seu álbum.

HUNGER TV: Foi difícil fazer a transição de atriz para uma musicista em tempo integral?

Amelia Warner: Em termos de como eu me sentia, não. Escrever e cantar eram duas coisas que eu sempre fiz, mas em termos de mudar de emprego? É uma transição difícil para qualquer um, em qualquer campo e eu passei por um período de me sentir estranha e preocupada com o que as pessoas iriam pensar.

HT: Então, houve um pouco de medo.

AW: Exatamente. Especialmente quando você está conseguindo fazer uma boa vida e você está confortável fazendo o que está fazendo, mas isso não está se cumprindo da maneira que você esperava.

HT: Você teve muito sucesso fazendo covers dos anos 80. O que há sobre este período de música que particularmente agradou você?

AW: Composições dos anos 80 são muitas vezes esquecidas. Foi uma década de produção: havia um monte de brinquedos novos, sintetizadores, sinos e flautas. Por isso, foi fácil dispensar a música como um prazer culpado bobo. Mas as pessoas esqueceram quanta paixão havia naquela década. A Grã-Bretanha estava passando por um momento louco e, depois de cavar através de todas as brilhantes, incríveis produções pop, você pode ver um monte daquele tumulto na música.

 

“Esse senso exclusivo de responsabilidade é emocionante, mas também é completamente aterrorizante.”

 

HT: O arranjo é muitas vezes bastante simples: apenas você e um piano. Você estabeleceu que queria ‘deixar mais suaves’ as músicas?

AW: Eu sempre tento voltar com as músicas leves, tanto quanto possível – esse é quase o objetivo do projeto: pegar essas músicas e perguntar: ‘Será que eles vão trabalhar apenas comigo e um piano?’ Nós reinventamos, mas de uma forma diferente , uma forma mais tradicional, com instrumentação real ao invés de sintetizadores e MIDI (Musical Instrument Digital Interface – permite uma grande variedade de instrumentos musicais eletrônicos). Isso tende a deixar mais do meu próprio jeito,  o que realmente estou tentando simplificar. É da minha natureza querer adicionar mais e mais, e construir e construir. Eu amo música que faz isso, mas eu também acho que há algo realmente especial sobre a música que é aparada; é um bom teste para saber se algo realmente funciona.

HT: Quem lhe informou sobre o seu estilo vocal?

AWEu não sei. Eu realmente nunca pensei em mim como uma cantora. Eu estava escrevendo músicas e percebi que alguém tinha que cantá-las para que elas fossem ouvidas.

HT: Então cantar não era algo que você sempre sonhou fazer?

AW: Cantar, não, não realmente, mas a música sempre foi muito importante para mim e escrever é algo que eu sempre fiz, mesmo quando eu estava atuando. A ideia de perseguir uma carreira na música não me ocorreu até muito mais tarde. Eu comecei a atuar quando eu era muito jovem, por isso não foi necessariamente uma decisão que tomei. Então, de repente, depois de cinco anos, eu pensei, ‘Ah, eu sou uma atriz! “, o que foi bem estranho.

HT: E quando você fala sobre escrever você está se referindo a ser uma compositora?

AW: Bem, eu sempre escrevi letras e tinha cadernos que estavam ocupados com as coisas que eu não necessariamente penso como letras no momento, mas eu também toco piano desde que eu era pequena. Criar melodias e reuni-las com palavras é algo que eu sempre fiz.

 

>> PHOTOSHOOTS  DA ‘THE HUNGER MAGAZINE’:

 

 

Vídeo dos bastidores da entrevista :

 

Fonte

Leave a Reply

